Tirar Ruido Eletrico Chuveiro Thermosystem
Teste de Aterramento - 20Mb
Tabela de Consumo de Lampadas watts/lumens
Padrão Fase x Terra x Neutro - Tomadas

 

Tirar Ruido Eletrico Chuveiro Thermosystem

a) Esse ruído, das harmônicas geradas pelo ajuste do tempo de disparo do Triac do chuveiro, é melhor eliminado da fiação se atenuado na orígem, no chuveiro diretamente.
Sei que não é nada fácil de se trabalhar alí, quer por dificuldade de alojamento de um filtro, quer pela corrente envolvida, mas é muito mais efetiva a adoção de um filtro tanto mais perto do chuveiro quanto for possível.

Dois indutores, se teu chuveiro tiver aterramento ou um indutor somente, no fio fase, caso não tenha aterramento, e um capacitor entre fase e neutro, antes dos indutores, mais perto portanto da rede..
Capacitor pode ser um de 100 nF classe X2 (275 Volts AC) e indutores, tantas voltas quanto se consiga dar com fio de 6 mm quadrados de área de secção, em algum núcleo de ferrite como esse daqui:

ou  Note que esse dai foi até enrolado com dois fios para aumentar a capacidade de suporte de corrente.. Um chuveiro, se alimentado com 110 Volts pode pedir por volta de 50 Amperes..

Tenho uma ducha desse tipo na minha casa e sei do que falas.. Após ter colocado meu filtro de linha atual, ele é quem passou a "gritar" quando se liga o chuveiro elétrico...
Aqui nada é afetado pelo ruído elétrico gerado pelo chuveiro, mas sim deves checar o caminho do fio do telefone pois pode ser um problema de indução desse ruído elétrico gerado, pela proximidade desse fio telefônico com a fiação de energia..

b) Os controles eletrônicos de potência, esses simples, que alimentam lâmpadas ou chuveiros, são baseados em uma topologia chamada de dimmer.
O Dimmer modula a potência aplicada a carga (lâmpada, chuveiro, etc..) pela variação do ângulo de disparo de um elemento chamado Triac.. Quando o Dimmer estiver mandando muita potência para a carga, (pequeno atraso no ângulo de disparo) a corrente que passará sobre a carga será aquela da figura 1. Quando a potência a ser mandada para a carga for média, a corrente será como aquela da figura 2 e finalmente, quando a potência ajustada no potenciômetro do dimmer for pequena, o ângulo de atraso será máximo e a corrente sobre a carga será como aquela mostrada na figura

Fica fácil de se ver que a descontinuidade abrupta de corrente tem maior amplitude na figura 2, correspondente a uma potência média sendo aplicada no chuveiro.
Essa descontinuidade abrupta, essa variação muito rápida da corrente em cima da carga gera uma enorme riqueza de harmônicas da frequência natural (60 Hz) e, principalmente quando a descontinuidade for maior, a potência distribuída nessas harmônicas será muito maior. Isso tudo aparece ai na rede elétrica sob a forma de ruído. Isso pode afetar seu PC e no caso sua a internet de dois modos basicamente;

1) Entrando pela rede elétrica do PC através de uma fonte ruim, geralmente genérica, sem filtragem;

2) Via EMI/RFI que são interferências eletromagnéticas e de radiofrequência, geradas pelo dimmer entrando como ruído direto na fiação ou alimentação que trás o sinal da internet ou trabalha o mesmo (modem)

As tentativas de solução podem começar por adoção de um bom, falei bom, filtro de linha colocado na entrada de rede do PC, como até já te foi sugerido, passando pela experimentação de troca de fonte caso a atual de seu PC seja uma genérica e caso o filtro não tenha resolvido.
Não fica afastada a hipótese de ter que filtrar o problema na origem, junto ao chuveiro, com a aplicação de um filtro de linha especialmente desenhado para lá ser aplicado..

Fonte: http://forum.clubedohardware.com.br/

 

Teste de Aterramento

Medir Tensão entre FASE-TERRA e FASE-NEUTRO. A Tensão FASE-TERRA, tem que ser 0,5V a 5V, MAIOR que a Tensão de FASE-NEUTRO. Caso, isso não ocorra, o Aterramento deverá ser melhorado, até que a condição acima esteja satisfeita.

ARQUIVO DETALHADO - Aqui

Fonte: http://www.econocenter.com.br

 

Padrão Fase x Terra x Neutro - Tomadas